Aproxima-se, velozmente, o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), e embora seja da opinião que este dia constitui um marco bastante importante na História Mundial, uma vez que simboliza a vitória da luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, encetada por um grupo de empregadas fabris de Nova Iorque que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários, devo confessar que o dia, por si só, não me diz muito. Na verdade, sou daquele género de pessoas que recusa todos os convites para jantares de mulheres nesse dia, talvez por me repugnarem certos comentários que ouço, do género: “Hoje vou divertir-me à grande, pois ele fica em casa”, “Vou beber até não poder mais”. Que espécie de mulheres são estas que comemoram este dia e, no fundo, são submissas o resto do ano?! Não dá para aguentar, mas, claro, há sempre excepções.
No fundo, recuso qualquer tipo de exagero feminista, porque, acima de tudo, sou simpatizante do cavalheirismo. Que seria de mim, aliás, sem um homem para me trocar o pneu do carro e fazer os trabalhos mais pesados?! Já para não falar do doce sabor que causa entrar sempre em primeiro…
Resumindo, eu não luto pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, mas sim pela superioridade das mulheres em relação aos homens. Como se diz no Porto, deixem-os trabalhar, carago!
No fundo, recuso qualquer tipo de exagero feminista, porque, acima de tudo, sou simpatizante do cavalheirismo. Que seria de mim, aliás, sem um homem para me trocar o pneu do carro e fazer os trabalhos mais pesados?! Já para não falar do doce sabor que causa entrar sempre em primeiro…
Resumindo, eu não luto pela igualdade de direitos entre homens e mulheres, mas sim pela superioridade das mulheres em relação aos homens. Como se diz no Porto, deixem-os trabalhar, carago!
15 comentários:
Concordo contigo em dois pontos: na importância histórico-cultural deste dia e na realidade hipócrita que persiste actualmente.
O ser mulher não acontece apenas neste dia, acontece todos os dias e é por isso que somos tão importantes para balancear o lugar do homem no mundo.
Um não é melhor que o outro. Os dois sexos não se encaixam apenas fisiologicamente. Também se encaixam no plano moral, intelectual e sentimental.Se um é melhor nos carros e nos parafusos, o outro compensa no tacho e nos estudos.Todos somos melhores em alguma coisa.
E a igualdade de direitos está no reconhecimento das diferenças: jamais seremos iguais, porém devemos ter sempre as mesmas oportunidades para nos sentarmos nas mesmas cadeiras! ;P
“Tal como Adão, Eva também foi criada directamente por Deus. Diz a narrativa que Deus teria tomado uma costela de Adão enquanto este encontrava-se em sono profundo. O nome Eva deriva do hebraico hav.váh, que significa "vivente". No grego, é vertido por zoé, que significa "vida", e não bios. Nisto estará implícito a ideia da maternidade. O papel atribuído à mulher era de uma ajudadora e complemento do Homem, e a expressão "tem de tornar-se uma só carne", denota o tipo de vínculo que deveria existir entre marido e mulher. (Génesis 2:18, 20-24).”
Pois bem…
Igualdade?!... Será que igualdade… é vestir umas calças e uma gravata?!... Será igualdade… a mulher copiar comportamentos do homem… e tornar-se mais masculina?!...
Pois é… a Mulher será sempre diferente do Homem (e ainda bem), e não só a nível físico, como é evidente… e como certamente já repararam…
A questão… se as mulheres podem ocupar os cargos normalmente ocupados por homens?!... Claro!... a todos os níveis e sem reservas…
Uma mulher nunca… mas nunca… mesmo nunca… deve perder o seu lado feminino…
Relativo ao Dia das mulheres… é do tipo… Venham mais cinco, duma assentada, que eu pago já, do branco ou tinto… (onde é que eu já ouvi isto… Zeca?!...) com excepções claro…
Obrigado por existirem...
não por ser homem, mas estava a achar o teu texto muito interessante e coerente e tu depois estragas tudo e dizes que lutas pela superioridade da mulher sobre o homem???estás a andar muito á frente, não achas?acorda para a realidade!!!
Eu, ao festejar o Dia Internacional da Mulher não é para me assumir como mulher, nem tão pouco para me evidenciar... é apenas um marco dos 365 dias que temos durante todo ano...
Liberdade/Igualdade, são duas palavras adquiridas já dos tempos remotos...
Hoje, a Mulher é um ser
superior!...ELA é forte, troca o pneu do carro, leva o carro à inspecção, paga os seguros...é independente, mãe, amiga, trabalha dentro e fora de casa, e, quando os filhos chegam a casa, ela cosegue recebe-los com um sorriso...
marina
Ahahah! Gostei ;)
***
Lá está...
Superior... porque...
"Ela é forte, troca o pneu do carro, leva o carro à inspecção, paga os seguros...é independente, mãe, amiga, trabalha dentro e fora de casa, e, quando os filhos chegam a casa, ela cosegue recebe-los com um sorriso..."
Superior porque faz o que o homen faz à muito... apenas não é mãe, mas é pai...
Somos diferentes... A Mulher é o complemento do Homen e vice-verça...
Superioridade????!...
Gostaria em primeiro lugar de esclarecer que os homens também são muito bons no tacho,daí grande parte dos restaurantes terem um cozinheiro! Em relação ao estudo... existem mais mulheres que homens, logo não fazem grande figura!
Esclarecidos estes dois pontos, vou agora dar a minha opinião. Na verdade o homem pode ser mais forte e mudar pneus, mas quem aguenta mais a dor é a mulher. Repare-se por exemplo quando um homem têm uma constipação ou gripe, e fica logo de cama e sempre a queixar-se! A mulher na mesma situação vai trabalhar,orienta os filhos,orienta a casa, faz jantar e no fim diz: "e esta gripe que não passa"!Repare-se por exemplo quando o homem faz o jantar: " isto está mesmo bom, não está?" Se a mulher fizesse essa mesma pergunta todos os dias! No fundo os homens têm a força física e as mulheres a força psicológica. Ninguém é superior a ninguém. Continuem assim lindas como são que nós não nos importamos de continuar a mudar pneus!
Gostei do final do teu texto!:-)
Eu também sou avessa a todos esses dias "especiais" e realmente também não gosto muito de ver a postura de certas mulheres que para comemorarem esse dia ficam "tontinhas"!
Devemos lutar é para que haja respeito de parte a parte. Ninguém é superior a ninguém. Apenas nos complementamos.
Beijinho grande.
Esse dia é verdadeiramente um dia especial, nao tanto agr, mas sim quando na data, as mulheres lutaram para termos o que temos hoje.Reconhecimento,Respeito, igualdade, direitos... apesar de ainda em muitos paises isso estar longe de acontecer.
Nunca tive convite para jantares desses, nem reuniões... tb não vou por aí.
beijinhos
Olá Bárbara! Obrigada pela tua visita. Gostei do teu texto apenas discordo quando dizes k és pela superioridade da mulher sobre o homem. Eu acho k a mulher será (porventura) um pouco mais "resistente" em todos os aspectos k o homem. Ela é mãe, trabalhadora, amante, amiga, activista, cnciliadora etc...é muito mais e o facto dos homens serem consideados o "sexo forte" é uma máxima ultrapassada...basta vê-las conduzir as "lagartas" da rodoviária e até já na construção civil, mas o k nos trna diferentes deles é a nossa inteligência (ñ os estou a chamar burros" apenas quero dar à palavra inteligência a conotação de sensibilidade e compreensão. Eles fazem-ns falta...sempre. Completam-nos! Um mundo sem homens deveria ser bem aborrecido...especialmente quando as mulheres "algumas" conseguem ser tão desagradáveis umas para as outras. Desculpa o extenso da mensagem estaria aqui ainda mto por dizer. Essencialmente acho bom o teu texto e cada um tem direito à sua opinião eu até acho k disseste aquilo em tm de graça. Uma beijoca amiga. Espero k ñ fiques zangada comigo. Bom resto de semana.
Sindarin,
Não tens de pedir desculpa... Sempre apreciei um bom confronto de ideias; contudo, e tal como disseste, o final do texto é em jeito de brincadeira... lol
Só é pena que algumas pessoas não consigam ver isso e levem tudo tão a sério.
Beijinho.
A língua portuguesa é mesmo tramada...passa um errozito ortográfico e passa uma ironia...
Continuo a dizer que mulher e homem se complementam.
E è claro que, à parte das aptidões naturais, já se começam a ver mais homens cozinheiros e mulheres mecânicas!
Já nos estudos e no trabalho, não se pode fazer uma avaliação meramente demográfica, mas sim por percentagens, devidamente proporcionais, que revelam que as mulheres cumprem mais e melhor os seus objectivos. (Ainda que sejam despedidas quando ficam grávidas ou têm um filho com uma otite...)
É óbvio que há uns séculos, quando só os homens estudavam, o pêndulo ia todo para o vosso lado!
Vocês são mais objectivos, nós mais subjectivas. Vocês são mais "engenheiros", nós mais "diplomáticas". Vocês são mais directos, nós mais divagadoras.Vocês chumbam mais nos exames de código, nós no de condução!
Só mais uma nota: nós podemos não conseguir carregar um saco de cimento, mas temos força física para parir um filho. Ainda temos muita então...
Também detesto os excessos e o foclore que se faz à roda desse dia. Encaremos com naturalidade a posição da Mulher na sociedade.
Enquanto existir este Dia da Mulher e alguem no mundo se congratular por isso, estará a festejar a desigualdade de sexos.
De resto,enquanto homem,vejo o cavalheirismo como algo simpatico.Apenas isso.
Olá Bárbara!
Quando buscamos a palavra Mulher, sempre aparece seu espaço. Sinal que ele é bom!
Sou homem, 'macho' até o ponto que a testosterona me permite. Entretanto, adora as mulheres, gosto delas e as respeito; sempre que posso saio das 'rodas masculinas' e me 'encaixo' nas conversas delas; por sinal muito mais interessantes, inteligentes, lúcidas e verdadeiras, salvo raras exceções.
Homem só conta vantagem, que pegou todas, que é isso e aquilo,... e não é!
Os homens mentem muito, e sempre mentiram sobre a fêmea, disseram e ainda dizem que ela é inferior. E isso vem de tempos remotos, aliás, vem desde quando o homem surgiu pela degeneração de um dos XX da fêmea. Até poucos milhares de anos o macho nem existia, foi 'criado' através de um dos XX do primeiro Ser animal. O X quebrou a perninha e virou Y.
(Note como o Y se parece com um X, mas sem uma das perninhas...).
O macho sempre teve medo da fêmea, e isso foi transmitido geneticamente. O escritor antigo, o macho ignorante, o pouco instruído, disse que a fêmea era inferior, e isso foi por medo,... e continuou.
Agora, nós machos,precisamos nos redimir dessa maldade que impingimos à mulher, a heroína, a mãe, a profissional, a amante. Mas não com DIAS INTERNACIONAIS, isso é uma sacanagem e preconceito. A verdadeira fêmea, a mulher superior, não devia e não deve cultuar esses dias hipócritas.
Para que Dia Internacional da Mulher, se ele foi instituído só porque ficaram com mais medo da safadeza que alguns policiais fizeram com as operárias da tecelagem, que só queriam reivindicar menos horas de trabalho, de 12 para 10, e alguns dias a mais para amamentar o filho.
Mulheres, por favor, desdenhem esse dia hipócrita, como já dissemos, esse dia besta, retrógrado, imbecil, beócio, bobo, que os homens lhes "deram" por favor e medo. Vergonha!
Por isso, viu Bárbara, publicarei, nos próximos 60 dias; a editora disse que sairá em mais dois meses, o livro:
" A MULHER, O XX E A SUPERIORIDADE"
Acredito que todas as mulheres gostarão, salvo algumas que não, essas devem imitar o macho e devem gostar da 'macheza', fazer o que, é ou não é? O contexto desse livro pretende libertar a fêmea dapremeditada e mentirosa inferioridade que o macho sempre quis dar à ela, mostrará que é superior em todos os sentidos, e tentará ajudar a colocar o macho no seu devido lugar.
Quando for lançado, se você quiser, lhe mandarei um exemplar, mesmo aí em Portugal. É só enviar o endereço para recebimento.
Um abração e continue defendendo a fêmea, mas sem execração, sem se colocar no nosso nível baixo, mostre que a mulher é superior até nisso, não execra e deixa o 'gajo' trabalhar, sem humilhá-lo muito.
I. Boris Vinha
Pretenso escritor e pintor de quadros...
Enviar um comentário