quinta-feira, junho 01, 2006

Ser portuguesinho!

Relativamente ao povo português, sem dúvida que o que mais me irrita e ao mesmo tempo me faz rir é aquele conjunto de pessoas que ostenta ser aquilo que realmente não é.
Aquele tipo de portugueses que veste fatos claros e bastante coloridos, que fala muito alto ao telemóvel e que muitas vezes repreende os filhos sem motivo aparente.
Aquele tipo de portugueses que adora conduzir um descapotável verde-alface a grande velocidade, que traz o cachecol no banco de trás do automóvel e que ouve música com o volume no máximo.
Aquele tipo de portugueses que, ao passar, deixa no ar um horrível cheiro a suor misturado com um odor exagerado de perfume, que compra os quadros do menino com uma lágrima ao canto do olho, os Cd's da Ágata e o galo de Barcelos.
Aquele tipo de portugueses que todos os Domingos vai ao futebol (vestido a rigor com o equipamento do seu clube), que chama nomes aos árbitros e que acaba à porrada com os adeptos da equipa adversária.
Aquele tipo de portugueses que, na altura do EURO, ergueu bem alto a bandeira nacional, mas nunca leu um Camões, um Eça, um Pessoa ou um Saramago.
Aquele tipo de portugueses que lê a Maria e a TV Guia, que vê o Big Brother e a Quinta das Celebridades, que sabe de cor o enredo das telenovelas brasileiras e das portuguesas da TVI.
Aquele tipo de portugueses que tem mais do que um telemóvel, que toma todos os dias o pequeno-almoço na pastelaria, que tem dívidas em todas as lojas.
Aquele tipo de portugueses que vive sob o fanatismo religioso, que possui uma mentalidade tacanha e que é intelectualmente ignorante.
Em suma, aquele tipo de portugueses que, de meia branca, unha do dedo mindinho comprida e fio de ouro ao pescoço, se julga superior aos outros. Se não fossem os palavrões e as cuspidelas para o chão, eu até acreditaria nessa superioridade!

4 comentários:

Joana Pinto disse...

Gostei particularmente da referência ao quadro com o menino da lágrima...tão ridículo como a unha e a iliteracia...

(Era eu...esqueci-me de assinar.)

de Sousa disse...

"Aquele tipo de portugueses que lê a Maria e a TV Guia, que vê o Big Brother e a Quinta das Celebridades, que sabe de cor o enredo das telenovelas brasileiras e das portuguesas da TVI."

Tenho uma notícia para ti. É um pequeno erro. Posso corrigir?
Então: "(...)que sabe de cor o enredo das telenovelas brasileiras OU das portuguesas da TVI." Pois é! Podes chamar de tudo aos portugueses mas não te esqueças que são FIÉIS. Os que vêem as telenovelas da Sic não gostam das da TVI e vice-versa.
Bem, foi algo que tive a oportunidade de observar ultimamente.

de Sousa disse...

E esqueceste-te do tipo de português que "nunca leu um Camões, um Eça, um Pessoa ou um Saramago" mas tem toda a colecção de Eça de Queirós na estante e não falha uma feira do livro para acabar a colecção do Saramago...

Bárbara Quaresma disse...

Tens razão, Su! Nisso os portugueses são realmente fiéis...
Quanto ao facto de nunca terem lido os grandes nomes da nossa literatura, achei o pormenor que acrescentaste extremamente interessante... De facto, muitos deles têm as colecções completas!