terça-feira, janeiro 05, 2010

Tico! ;-(


Este gatinho lindo e dócil não era meu, apesar de todos os dias vir pedir comida a minha casa...
Este gatinho lindo e dócil tinha uns donos que nunca quiseram saber dele...
Este gatinho lindo e dócil já andava adoentado, mas nunca quiseram saber...
Este gatinho lindo e dócil piorou drasticamente nestes últimos dias e acabou por ter de levar uma injecção que pôs fim à sua triste sina...
Este gatinho lindo e dócil nunca teria chegado a este estado se tivesse tido uns donos mais humanos...
Este gatinho lindo e dócil teve a sorte, apesar de tudo, de conhecer a minha mãe, que o acarinhou e teve a coragem de o levar, mesmo sem o conhecimento dos donos, à Associação Louzanimales para acabar com todo este sofrimento...
Este gatinho lindo e dócil valia muito mais do que os seus donos, disso não tenho dúvidas!

Este gatinho tinha um nome: Tico!

7 comentários:

Cristina Neves disse...

foi através de uma história triste que fiquei a saber que eras a "dona" da Xica (que tem 2 fotos na galeria da Louzanimales)

Fiquei muito triste com o fim do Tico :-(
São muito emocionantes as tuas palavras, que me fizeram Chorar.

Obrigada por teres proporcionado todo o conforto e carinho ao Tico até ao seu último fôlego.

Bem haja
Cristina Neves

Marina Quaresma disse...

Pois é "Tico!"
Já não estás connosco!!!
Qd chego a casa, já não oiço os teus mios tristes!!!!não te enroscas às nossas pernas, não pedes carinhos, não dormes na caixinha que te arranjamos...
felizmente o teu sofrimento terminou, graças à Associação Louzanimales...
Parabéns a esta Associação que tanto faz pelos animais.
Faço um apelo:quem não tiver capacidade para ter um animal, não o queira só para o ter, porque ele necessita de cuidados, carinhos e um lar...
O "Tico" apesar de ter donos, não os procurava! Estava sempre junto a nós e à tia Maria...

Bárbara Quaresma disse...

É verdade, Cristina... Sou eu a "dona" da Xica... Uma gatinha que encontrámos na rua e acabámos por adoptar, felizmente!

O Tico era um animal muito carente... Rendia-se aos gestos de carinho de qualquer pessoa!

Eu é que tenho de agradecer à Louzanimales por se preocupar com todas estas situações desumanas que, em pleno século XXI, ainda surgem!

Um abraço,

Bárbara

Marta Correia disse...

Que tristeza... Lamentável que não se trate os animais que se tem... De facto a legislação portuguesa sobre os animais reflecte a cultura: há pessoas que pensam que os animais são bens, sua propriedade: da mesma forma que têm um brinquedo da "loja dos 300" que se põe para o lixo quando se estraga, têm um gato que nunca tratam até que morra... Detesto quando me dizem "tenho 20 gatos e 5 cães lá em casa" Apetece-me perguntar: como é que tem dinheiro para levar os seus 25 animais ao veterinário? quanto gasta em vacinas e desparasitantes por ano? Como é que faz para ter ração e água limpa para tantos animais? Tira uns dias de férias quando tem vários animais doentes em casa, para poder tratá-los a todos? Ganhou o totoloto para esterilizar esses animais todos?
Muitas pessoas têm animais não tanto pelo carinho que têm deles, mas pelo sentimento de POSSE. PURA POSSE. Como têm frigoríficos com 4 portas, telemóveis 3G, ou um BMW em frente a casa...
Lamentável, profundamente lamentável, que haja quem te QUEIRA e não te queira bem.
Até sempre, TICO!
Lutaremos por ti!!!!

Bárbara Quaresma disse...

Obrigada pelo comentário, Marta!

Obrigada também pela vossa luta, que devia ser de todos!

Nuno disse...

Os animais de estimação conseguem ser aquilo que os seres humanos não conseguem ser. Demonstram o verdadeiro amor que sentem pelos donos. Já os donos conseguem ser cruéis com os seus bichinhos. É triste, mas é verdade.

Luisa disse...

Há pessoas tão más: com os animais e com os outros. Não querem saber.